HOME Escola de Equitação Instituto Homo-Caballus Coudelaria Fórum
Desempenho
Desempenho Calendário | Como Chegar | Fale Conosco | Cadastro | Fotos
Desempenho
A História do Mangalarga Marchador
Projeto zootécnico Mangalarga Marchador Mundial
Teste MMMundial
Reprodutores Confirmados no MMM
Centro Desempenho de Treinamento
Perguntas Mais Frequentes ?
Você pode participar do MMMundial
Depoimentos
Principais Reprodutores e Reprodutrizes
 
TESTE MMMundial

O Teste Funcional MMMundial foi idealizado segundo estudos da equitação clássica, consultas a estabelecimentos eqüestres da Europa e um longo exame do potencial atlético do MM, tendo como objetivo credenciar reprodutores e reprodutrizes da raça no padrão funcional dos cavalos europeus. Este teste utiliza um conjunto de mensurações que avalia a potência e equitabilidade dos animais, segundo parâmetros internacionais. Numa pista de 250 metros, o tempo de cada andamento (passo marcha e galope) é medido em suas formas reunida e alongada. O tempo dos reunidos deve ser o maior possível e o tempo dos alongados deve ser o menor possível em 250 metros, obedecendo-se aos limites mínimos e máximos de cada um. A capacidade extrema de alongamento e de reunião de um cavalo é determinada geneticamente, sendo portanto transmissível aos seus descendentes, e é um dos mais importantes indicadores de potência, rendimento, flexibilidade, condição estrutural e neurofisiológica do cavalo atleta.

Além dos tempos, dois fatores matemáticos conferem a excelência dos andamentos: o Fator L’Hotte e o Fator Junqueira. O famoso General L’Hotte dizia que o melhor cavalo é aquele que consegue dar o passo mais rápido e o galope mais lento. Inspirado em suas palavras, o Fator L’Hotte verifica a relação espaço/tempo entre a velocidade do passo alongado e do galope reunido que não poderá ser superior a 50segundos de diferença na distância de 250 m.

O Fator Junqueira (homenagem ao fundador da raça MM) verifica relação espaço/tempo entre a marcha reunida e a marcha alongada que deverá ultrapassar 1,5 minuto na distância de 250 m.

Veja na tabela abaixo o comparativo dos tempos dos andamentos exigidos na Europa e no Teste MMMundial. Verifique na tabela que os tempos do MMM são um pouco mais exigentes do que os do padrão europeu, e que no galope reunido exigimos o dobro do esforço. Se o cavalo passar com o tempo ideal em absolutamente todos os andamentos é admitido para o segundo exame onde serão verificadas oito transições entre os seus andamentos. As transições são: alto/passo, passo/marcha, marcha/galope, passo/galope, galope/marcha, marcha/passo, passo/alto, alto/galope.

PADRÃO EUROPEU TESTE MMM
Passo alongado 1.67m p/segundo... 2.08m p/segundo...
Trote/marcha alongada 4.16m p/segundo 5.00m p/segundo...
Galope reunido 8.34m p/segundo 4.16m p/segundo...

No galope reunido, quanto maior o tempo melhor o teste; o padrão do MMM exige o dobro do tempo do Europeu.

Atingindo a pontuação ideal do Teste o reprodutor ou reprodutriz é chancelado como um animal de padrão esportivo mundial e considerado apto ou apta a reproduzir animais de performance.

Reprodutores Confirmados no MMMundial

 

home  |  topo  |  versão para impressão  |  voltar

Desempenho - Telefax: (21) 2745-6178 Cachoeiras de Macacu, RJ