HOME Escola de Equitação Instituto Homo-Caballus Coudelaria Fórum
Desempenho
Desempenho Calendário | Como Chegar | Fale Conosco | Cadastro | Fotos
Desempenho
Desvendando o Enigma do Centauro
Desvendando O Enigma do Centauro - Parte II
 
Localizada em Cachoeiras de Macacu, a 90 km da cidade do Rio de Janeiro, ao lado da maior reserva ecológica do estado, a FAZENDA DESEMPENHO, sedia o iHOCA - Instituto Homo-Caballus e suas instalações hípicas.

Criando cavalos e promovendo cultura equestre há mais de 20 anos, a Desempenho desenvolve diversas atividades relacionadas com esportes, ecoturismo e meio ambiente, tendo sua escola de equitação (EDE) iniciado suas atividades em 1990 e se federado em 2004. A EDE participa do Ranking da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) sendo uma das escolas de equitação mais pontuadas do Estado.

O Instituto começou em 2003, quando Bjarke Rink, Mara Rink e Martha Roessler, Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho (RJ), fundaram a Associação Ecovila Desempenho que, em 2010, mudou sua razão social para iHOCA - Instituto Homo-Caballus e foi registrado como Pessoa Jurídica.

Além de se dedicar ao estudo pioneiro da Ciência da Equitação, o iHOCA está desenvolvendo projetos que visam promover a democratização da Equitação, como atividade física e de lazer, e do Hipismo, como esporte educacional e de rendimento, ajudando inclusive a formar futuras gerações de atletas, treinadores e instrutores.

Bjarke Rink é o fundador, mentor intelectual e atual Presidente do iHOCA. Nascido na Dinamarca, criado no Brasil e ligado aos cavalos desde a infância, Bjarke é publicitário, hipólogo, escritor e autor do livro "Desvendando o Enigma do Centauro" onde fundamentou seu método de pesquisa e ensino da equitação. Reconhecido internacionalmente, a versão inglesa do seu livro “The Centaur Legacy” foi lançada em 2005 na "Royal Geographic Society" em Londres. No Brasil, Bjarke é co-autor (com a Dra. Martha Roessler) do capítulo sobre Hipismo no "Atlas do Esporte no Brasil", e autor de inúmeros artigos técnicos em revistas e publicações nacionais e internacionais sobre equitação, esporte e cultura equestre.

No método de ensino proposto por Rink e praticado por seus alunos no iHOCA demonstram que, na prática da equitação, a força e velocidade do cavalo interagindo com a inteligência e visão estratégica do cavaleiro formam uma nova entidade – o centauro. A unidade psicomotora assim formada funciona porque permite que o comando seja aceito e consentido pelo “mais forte” (o cavalo) se o “mais frágil” (o cavaleiro) o fizer com técnica, mas sem violência ou agressão. O cavaleiro deixará de ser um instrumento de dominação para se tornar um sistema central de direção e liderança carismática. Esse aprendizado permite EXTRAPOLAR para além das atividades esportivas criando novos paradigmas nas relações humanas, com os animais e com a natureza.

O iHOCA é mantido pelas contribuições e doações dos seus associados e por receitas previstas no seu estatuto social.

Faz parte dos fins sociais da organização, a promoção da educação ambiental, assim como um ativo trabalho de conservação e recuperação dos recursos naturais mantendo uma reserva florestal de 50 hectares em sua sede.

LIVROS DE BJARKE RINK

-DESVENDANDO O ENIGMA DO CENTAURO: Sessenta séculos de aventuras da mais extraordinária parceria já acontecida no planeta – a simbiose de Homo sapiens com Equus caballus – comentada sob a luz da ciência moderna.
Livro em três partes, publicado em português pela Editora Equus Brasil e em inglês com o título "The Centaur Legacy" by Bjarke Rink à venda na www.amazon.com

Parte I - O CATALIZADOR DA HISTÓRIA: Uma visão científica e histórica de como surgiu a união neurofisiológica entre o homem e o cavalo que os antigos gregos chamavam de Centauro.

Parte II EM BUSCA DO CENTAURO: Com a domesticação do cavalo e a invenção da equitação, o homem quebrou a barreira da sua própria velocidade biológica e conquistou o mundo num ritmo estonteante.

Parte III ODISSÉIA NA CIÊNCIA: Como estabelecer a relaçäo psicológica, a interaçäo dos sistemas nervosos e a comunicação entre o cavaleiro e o cavalo para formar uma terceira unidade biológica autônoma chamada Centauro. Qual o futuro da equitação na sociedade moderna.

- SÉRIE: NOSSA HERANÇA EQUESTRE

Esta série de livros dará ao leitor uma ampla visão do que vem a ser o fenômeno da equitação e o seu impacto tanto na vida do indivíduo quando no destino de nações. Uma vez completada a série, esta fornecerá um acervo de informações equestres comparável ao de uma enciclopédia, porém contextuada como obra de ficção. As várias etapas da História da Equitação se seguem em ordem cronológica, de acordo com o seu desenvolvimento, com informações da geografia e da tecnologia da equitação e a sua disseminação pelo planeta. Ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade única de se entender a neurofisiologia e a biomecânica da equitação, a série Nossa Herança Equestre também ajudará ao leitor entender em profundidade o impacto dos cavalos e da equitação sobre o mundo em que vivemos hoje. O livros da série são os seguintes:

Livro I - A ORIGEM DOS CENTAUROS: A aventura da evolução histórica da equitação, desde a sua origem na Pré-História até o ano de 612 aC (publicado em inglês com o título THE RISE OF THE CENTAURS)

Livro II - TEMPESTADE SOBRE A CHINA: O "Estado sobre o dorso de um cavalo" desafia o Império Chinês de 200 aC a 90 dC.

Livro III - ÁTILA - O DESASTRE PERFEITO: Os Hunos introduzem o feudalismo no Ocidente. De 90 a 453 dC.

Livro IV - O IMPÉRIO DE GENGHIS KHAN: A ‘época de ouro’ de Genghis Khan e os seus successores. Do sec 11 ao sec 14.

OUTRAS OBRAS DE BJARKE RINK:

WOUT, THANK YOU: A incrível história de Jorge Ferreira da Rocha - um homem apaixonado por cavalos que aos 48 anos decide aprender Adestramento Clássico e descobre que o ‘mundo do cavalo’ é bem mais complicado do que ele pensava. A história só tem um final feliz com a intervenção oportuna de Wout um cavalo que, generosamente, abre as portas do Adestramento para o seu cavaleiro. Como se pode ver pelo título, o livro é uma singela homenagem ao herói desta história... o generoso cavalo Wout.

OS CAVALOS DA VILA QUIXOTE: Napoleão invade Portugal, a família real se refugia no Brasil. O Príncipe manda trazer para o seu novo reino o orgulho maior da Casa de Bragança... o cavalo Alter-Real. No Brasil, o Alter-Real se torna o pai da raça que mais tarde se tornaria a preferida do País — o Mangalarga Marchador. 188 anos depois, um criador de cavalos Mangalarga Marchador resolve festejar o seu bem sucedido criatório com um livro contando o passado, avaliando o presente, e apostando no futuro do mais brasileiro dos cavalos.

RESENHAS LITERÁRIAS

- As 12 Obras que Formaram o Pensamento Eqüestre Ocidental: Xenofonte, Grisone, Pluvinel, La Guérinière, Manoel Carlos de Andrade, Baucher, Steinbrecht, L’Hotte, Caprilli, Decarpentry, Podhajsky, Nuno de Oliveira.(Em planejamento)

GLOSSÁRIO INGLÊS-PORTUGUÊS DE TERMOS EQÜESTRES
Primeiro levantamento de Beatriz e Luara Blauth

TESES e MONOGRAFIAS

- Monografias de universitários nortemericanos sobre as teses do "The Centaur Legacy" - Prof. Judith Smith - Teikyo Post University - Connecticut - USA

-Os Guardiões de Gaia - Prof. Martha Roessler - UFRGS

-Neurofisiologia da Equitação – Maria Luiza Zanotto – UDESC

-Observação das Frequências Cardíacas (FC)do Cavalo e Cavaleiro Durante Quatro Exercícios Monitorados e Análise dos Resultados Segundo a Neurofisiologia da Equitação

-Comportamento da Freqüência Cardíaca de Cavaleiros Montando Diferentes Cavalos – Ana Carolina D. Kronemberger – UGF

ARTIGOS E COLUNAS

- The Centaur Legacy (Bjarke Rink)
- Gustavo Braune
- Cláudia Leschonski
- André Cintra

PALESTRAS

Leia a A Neurofisiologia da Marcha Batida.

 

home  |  topo  |  versão para impressão  |  voltar

Desempenho - Telefax: (21) 2745-6178 Cachoeiras de Macacu, RJ