Cachoeiras de Macacu

Sobre a Região

Cachoeiras de Macacu fica a 90 km (1 ½ hora de viagem) de Rio de Janeiro nas contrafortes do Serra do Mar.

Sua paisagem de montanhas e morros, áreas rurais,  florestas, intercalado por rios e  a presença de muitas cachoeiras é encantadora.  Devido a sua grande área protegida e sua importância como manancial,o município tem uma das mais altas pontuações da Indice Final de Conservação Ambiental (IFCA) do Estado do Rio de Janeiro.  

Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu (Ariane Janér)

A região ainda guarda importantes fragmentos da Mata Atlântica. Foram encontrados nesse trecho da Serra do Mar os mais elevados índices de biodiversidade em todo o estado do Rio de Janeiro.  Grandes mamíferos como o muriqui e a onça, ainda sobrevivem aqui. Cachoeiras de Macacu também é muito atraente para obervadores de pássaos. No site de Wikiaves estão registrados 425 espécies de pássaros.

O ponto mais alto é o Pico de Caledonia (2257 m) na divisa com Nova Friburgo. Do topo tem uma das mais belas vistas  das montanhas e de outras localidades próximas podendo-se até visualizar a Baia de Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro.

Vista do Pico da Caledonia para os 3 Picos (Panoramio)

Quase a metade da área do município está protegida.  A principal área é o Parque Estadual de Tres Picos (PETP), Cerca de dois terços de sua área de 46.350 hectares encontram-se em de Cachoeiras de Macacu,. O restante divide-se entre os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim. É a maior unidade de conservação ambiental do grupo de proteção integral estadual do Rio de Janeiro. Outra área chave é a RPPN Guapi Açu (REGUA), que é parceiro da iHOCA e da Escola Desempenho de Equitação. 

RPPN Regua (Ariane Janér)

O PETP forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica Estadual do Paraíso, o que aumenta a sua importância como refúgio para inúmeras espécies da fauna e da flora fluminense, especialmente os mamíferos e aves.. Junto com outras unidades de conservação esta área forma o Mosaico Central Fluminense. 

RPPN Regua (Ariane Janér)

A região já foi colonizada na Seculo XVI e sempre teve uma vocação rural. Na segunda parte do século XIX, a Estrada de Ferro Leopoldina (ramo Cantagalo) fez de Cachoeiras de Macacu ou Raiz da Serra de Novo Friburgo um ponto de parada na linha de Baia de Guanabara para Cantagalo.  A ferrovia foi desativada em 1965. Atualmente sem os trilhos, o caminho que era percorrido pelo trem é usado por praticantes de trekking e ecoturismo, sendo um importante roteiro ecológico e cultural, pois guarda, ainda em razoável estado de conservação, antigas pontes de ferro e estações, estas já encobertas pela floresta.